Autodepuração é um processo natural de recuperação de um corpo hídrico após o recebimento de uma certa quantidade de material biodegradável. Ocorre uma busca pelo equilíbrio, para restabelecer o estado antes do lançamento.
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), concetração de oxigênio dissolvido e a temperatura (que intensifica os processo bioquímicos) estão entre os principais fatores que levam a um processo de autodepuração.
A reação de DBO é formulada de acordo com o modelo cinético de primeira ordem, podendo ser expressa da seguinte forma (Equação 1):
Após integração:
Onde:
ou:
A reação de DBO que provoca um consumo de OD do meio líquido ocorre ao mesmo tempo que a reação de reoxigenação do meio líquido, na qual, por meio de processos exógenos, o oxigênio passa da atmosfera para a água. Essa transferência ocorre por uma reação de difusão em que a taxa de tranferência depende da concentração relativa do oxigênioi no ar e na água. Essa dinâmica também é modelada por uma reação de primeira ordem dada por (Equação 4):
Como a equação 1 e a 4 ocorrem no mesmo instante, onde a equação 1 reduz OD e equação 4 aumenta o OD, elas podem ser combinadas em uma equação que resulta na seguinte:
Onde:
Em que:
Onde:
Referências bibliográficas:
1 - Braga Jr., B. P. F., Hespanhol, I., Lotufo Conejo, J. G., Barros, M. T. L. de, Veras Junior, M. S., Porto, M. F. do A., et al. (2002). Introdução à engenharia ambiental. São Paulo: Prentice Hall.